É possível contar com a pejotização para o seu negócio?
- Amorim
- 3 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

Quais as vantagens de contratar uma PJ.
Existem diversos malefícios, tal qual comentamos em nosso artigo anterior dessa série, mas também existem algumas vantagens em se contar com a pejotização. Hoje, nosso escritório traz aqui os principais benefícios de contar com essa corrente da pejotização.
Confira nossos comentários e faça decisões conscientes e organizadas.
Vale lembrar que, por via das dúvidas, o recomendável é sempre conversar com especialistas. Isso dito, passemos ao artigo:
Quais os principais benefícios de contar com a pejotização?
Uma contratação PJ não gera vínculo empregatício, e isso faz com que o empregador deixe de ter de arcar com gastos tais quais:
- Terço constitucional de férias;
- Décimo terceiro salário;
- Vale transporte;
- INSS Patronal;
- Contribuição sindical;
- Pagamento de horas extras ou desconto do banco de horas por meio de compensação.
Essas economias são os principais argumentos para contar com o processo da pejotização e contratar “funcionários” que sejam pessoas jurídicas. Mas, é também nesse cerne que existe a armadilha. Afinal de contas, uma vez que seja manifestada a relação trabalhista que comentamos em nosso outro artigo, tais valores podem ser requisitados via judicial.
Desta feita, a lucratividade e os benefícios associados à economia da pejotização caem por terra, já que são benefícios que podem facilmente se esvair.
Como contornar essa situação?
É difícil afirmar qual a melhor maneira de lidar com a situação empresarial sem a devida consultoria aplicada ao caso concreto. Entretanto, como anteriormente mencionado, existem maneiras legais e corretas de utilização dessa prestação de serviços sem afetar e gerar um passivo trabalhista. Aqui em nosso escritório, somos capazes de analisar caso a caso e dar um posicionamento mais direto.
Assim, de uma forma geral, podemos afirmar que contar com funcionários PJ de forma equivocada, contratados diretamente pela sua empresa, pode ser um risco constante para a estabilidade de sua marca, assim como para o bem-estar de sua empresa como um todo.
A terceirização perante a pejotização
Num geral, a pejotização é vista como um tipo ainda ilegal. Desta feita, está fora da lei a relação de trabalho, ou a relação contratual, feita sob o manto da pejotização. Aqui, vale mais a pena a contratação de uma marca capaz de realizar a terceirização de profissionais para sua empresa.
Dessa forma, o seu empreendimento não lidará diretamente com os valores e as movimentações necessárias à contratação, manutenção e demissão de colaboradores. Nem mesmo, correndo o risco de ter na trama de sua marca uma lista de profissionais PJ.
Tenha profissionais capazes ao seu lado para lidar com essas questões
Se você deseja tomar decisões informadas, se orientar como melhor lidar com o cenário trabalhista e empresarial, converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conte com uma assessoria jurídica especializada.
Esse pode ser o investimento que lhe afastará de um imensurável passivo financeiro, ou mesmo, de um processo trabalhista longo e árduo.
Esperamos seu contato desde já para que possamos melhor debater sua situação.
Um grande abraço e até muito em breve.
Comments