VOCÊ SABE QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSÓRIO?
- Amorim
- 3 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2021
De início, importante destacar que são inúmeros os mecanismos para se promover um planejamento patrimonial, devendo ser observado o caso concreto e suas peculiaridades para visualizar a melhor alternativa, ou seja, não existe um modelo perfeito predeterminado.

É de conhecimento público que aproximadamente 90% dos negócios no Brasil possuem vínculos familiares, os quais são transferidos de geração para geração, alterando ao longo do tempo a essência inicialmente almejada por seus fundadores e patriarcas.
Ressalta-se que na maioria das vezes isso ocorre pela simples falta de preparo e planejamento dos envolvidos, ou seja, a negativa dos mesmos em falar sobre o futuro e reconhecer uma das únicas certezas do ser humano.
Nesse contexto, entretanto, entendemos que o principal ponto a ser observado por aqueles que buscam tal procedimento é o consenso das partes, o que deve necessariamente ser estabelecido de forma preventiva, buscando principalmente estabelecer disposições quanto ao desejo daquele que conquistou o patrimônio.
Dentre as formas de planejar o futuro patrimonial, podemos afirmar que a constituição de Holdings Familiares é a mais procurada, visto que além das vantagens sucessórias, proporciona efeitos imediatos, como preservação do patrimônio, estruturação, gestão e vantagens tributárias.
A ausência de planejamento patrimonial poderá acarretar inúmeras consequências de ordem financeira, estrutural e, inclusive, familiar, no momento da transferência de herança ou legado aos herdeiros ou legatários.
Assim, o interessado deverá consultar profissional especializado o mais breve possível, visando antever situações que podem gerar despesas consideráveis, afetando, na maioria das vezes, o próprio patrimônio familiar conquistado com tanto esforço e dedicação durante anos.
Kommentare