Home office e direitos trabalhistas
- Amorim
- 17 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Home office - benefícios e riscos
As leis trabalhistas tiveram algumas pequenas alterações nos últimos anos, quer seja por conta da reforma que aconteceu, ou mesmo por conta da naturalização e popularização de novas formas de trabalho, como consequência da pandemia e da necessidade do distanciamento social.
Com essa nova realidade, alguns cuidados merecem ser tomados, uma vez que a legislação está em constante crescimento e desenvolvimento. Hoje vamos comentar alguns detalhes sobre o Home Office, benefícios e riscos associados à prática e assim por diante.
O Home Office hoje
Até o presente momento, estamos sob o manto da pandemia de COVID-19. A Ômicron, nova variante dominante, relembra da existência do vírus e sua alta capacidade de mutação. O Home Office surge enquanto uma forma de manter a máquina do capital em movimento, sem colocar pessoas em risco, ou ao menos, reduzindo contágios em certo grau.
Se por um lado é possível garantir maior produtividade e segurança para colaboradores, existem também alguns riscos associados a essa permissão do trabalho de casa, a exemplo do vazamento de informações confidenciais.
Para garantir que o Home Office seja uma prática que incorra bem, e sem percalços, recomenda-se que não somente os gestores estejam bem atentos às transições e flutuações legais, como aos comportamentos necessários para garantir segurança para a marca.
Uma norma recente pode ser usada de exemplo de determinações específicas ao universo do Home Office. Aqui falamos da definição de que gestantes deverão, por força da lei, estar em home office enquanto durar a pandemia.
E essa é apenas uma das dezenas de decisões que versam sobre o home office. Existem discussões acerca do provimento de adicional para o pagamento de internet; de manutenção do espaço de trabalho; adicional para a conta de energia elétrica e assim por diante.
Atenção constante e olhos críticos
Quando o assunto são as normas trabalhistas, é sempre importante que os responsáveis pela gestão da empresa estejam de olho no que prega a lei. Sem esse tipo de atenção, deslizes podem ser cometidos, e estes podem vir a custar caro para os cofres da empresa.
Por isso, é de praxe que empresas de médio e grande porte contem sempre com especialistas em normas trabalhistas. Quando observamos o cenário pandêmico, essa necessidade é ainda mais gritante, já que pequenos desrespeitos e intransigências à lei podem gerar prejuízos de grande magnitude.
Se você percebe agora a instabilidade do cenário que se apresenta diante de nós, e reconhece a necessidade de contar com especialistas, converse conosco e entenda detalhes de como funciona nossa assessoria.
Nossos profissionais poderão lhe acompanhar nos mais diversos contextos, guiando rumo a uma melhor compreensão dos ditames do direito trabalhista e das normas vigentes.
Esperamos seu contato desde já para que possamos explicar um pouco mais sobre essa situação.
Comentários