top of page

Como evitar passivos trabalhistas

  • Foto do escritor: Amorim
    Amorim
  • 10 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

O passivo trabalhista é o montante resultante da soma de ações equivocadas da marca que poderão gerar ações trabalhistas e significativas despesas. Quer seja por questões rotineiras, ou mesmo por situações mais graves, esse montante costuma ser um bom indicativo da atenção que a gestão da empresa vem a dar aos colaboradores e ao respeito às normas trabalhistas.


No presente artigo, apresentamos algumas informações e dicas de como você pode evitar passivos trabalhistas. Dê uma olhada, confira o que temos a compartilhar e evite que isso ocorra em sua empresa.


Como prevenir as principais fontes dos passivos trabalhistas?


Existem diversos motivos para que ações trabalhistas sejam movidas. Algumas trazem consigo penalizações maiores para as empresas, e outras menores. Mas, as que mais se repetem seriam:


· Horas trabalhadas;

· Reajuste de salários;

· Não cumprimento de intervalos intrajornada;

· Indenizações de danos morais advindas do assédio no trabalho.


Em todos esses casos, o profissional aciona a justiça para receber o devido julgamento do caso, assim como, para que venha a receber a quantia que lhe é devida, ou os direitos aos quais tem titularidade.


O empregador poderá vir a ser condenado a pagar multas, corrigidas e com juros, sem contar os honorários de advogados que tenham sido contratados para atuar com o caso. Todos esses valores se juntam no montante dos passivos trabalhistas que citamos.


E quais as melhores formas de prevenir esses prejuízos?


Existem algumas iniciativas chave que podem ajudar a gestão de empresas na identificação de possíveis falhas com maior antecedência, evitando problemas e prejuízos.


Alguns pontos para começar esse processo seriam:


1. Maior atenção ao controle de ponto: O controle de ponto bem afinado garante que a empresa estará sempre muito bem-informada da necessidade do pagamento de horas extras. Procure tornar o controle do ponto de sua empresa algo mais fácil de acompanhar, preferencialmente online e com um bom sistema de backup;


2. Cálculo e revisão da folha de pagamento: Tal qual comentamos, alguns dos principais problemas estão associados ao cálculo na folha de pagamento. Orientar o RH e o Financeiro a realizarem o cálculo com maior atenção e inserir a revisão na operação pode ser ideal;


3. Manutenção das boas relações entre colaboradores: Com uma boa política interna, você será mais capaz de moderar a relação entre colaboradores, diminuir problemas de assédio, assim como, garantir uma melhor comunicação entre profissionais;


4. Assessoria jurídica: Por fim, nada como contar com especialistas na área para oferecer dicas, direcionamentos e comentários acerca do melhor funcionamento da empresa. Com uma assessoria ao seu lado, você será capaz de fazer escolhas melhores, conseguirá observar melhor o funcionamento de sua empresa e assim por diante.


Converse conosco e entenda melhor como evitar passivos trabalhistas


Nossa equipe poderá auxiliar sua marca a ver uma diminuição expressiva na incidência de passivos trabalhistas. Deseja saber mais sobre isso? Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda melhor como podemos te ajudar.


Esperamos seu contato desde já!

 
 
 

Comments


© 2020 por Amorim Advocacia e Consultoria

bottom of page